Durante anos a família da menina Iris buscou por tratamento de reabilitação motora que se adequasse às expectativas para alcançar qualidade de vida enfrentando uma doença rara. A vontade de proporcionar um tratamento motor completo, humanizado, com amor, respeito à infância e à importância do brincar, da participação da família, em um ambiente divertido e inovador, e poder proporcionar este tratamento a tantas crianças na cidade de Uberlândia, idealizou o nascimento desse projeto que não poderia ter outro nome que não fosse ‘Viva Iris’.
O Viva Iris defende que, tão importante quanto o diagnóstico, é necessário olhar para o paciente e buscar ofertar no tratamento o que ele precisa. Tendo como princípio que sempre é possível melhorar se o foco estiver no potencial de cada um.
Através de terapias integradas e constante atualização, o Espaço Viva Iris propõe um novo olhar sobre o universo da reabilitação neuropediátrica, que envolve compromisso constante e diário com os mais variados estímulos motores, sensoriais e neuropedagógicos. Utilizando variados recursos, Intervenção Assistida por Animais, estimulação visual e sensorial, a oportunidade de ter amigos e fazer atividades em conjunto, estímulos musicais e auditivos e atividades sociais. A missão está em proporcionar atendimentos com qualidade para todas as crianças que dele precisem.
O tratamento aplicado no Espaço Viva Iris é realizado por profissionais certificados nos métodos oferecidos, realizados prioritariamente com dois profissionais junto ao paciente e com apoio de profissionais de diversas áreas como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e neuropedagogia. O maior benefício aqui é poder proporcionar aos pacientes novas experiências, como andar, saltar, e uma infinidade de possibilidades, o atendimento com vestes e sistemas de suporte dá aos terapeutas a possibilidade de criar exercícios eficientes que serão executados de forma lúdica e alegre. O objetivo é fazer com que a criança esteja feliz durante toda a terapia, conciliando reabilitação e diversão, o que torna tudo mais eficaz e produtivo.

Além disso, o projeto do Instituto Viva Iris prevê projetos de alcance social que envolvem, conscientização, informação, acompanhamento e orientação das famílias e atividades sociais e culturais diversas.