A psicopedagogia e a psicomotricidade estão diretamente relacionadas com os processos de reabilitação, uma vez que o desenvolvimento neuropsicomotor do indivíduo não se dissolve em partes, mas necessita de olhar multidirecional de diversas áreas que deveriam trabalhar de forma conjunta, o ser é todo e não parte. Nesse sentido é possível perceber de forma bastante palpável a relação com o brincar e o aprendizado através do brincar. A ludicidade está para a criança como fio condutor para suas experiências das mais diversas, seu sentir, vivenciar e construir significados e aprendizado motor, emocional, psicológico e social. Trabalhando de forma divertida motricidade global, fina e ampla, conceitos de lateralidade, espaço temporal, esquema corporal, entre outros e desenvolvendo autonomia.
Nossa forma de conhecer o mundo está interligada a cada uma dessas características do ser humano em captar informações sensoriais. Cada estímulo traz uma nova possibilidade de conexão, construção e aprendizado. Estamos a todo tempo conhecendo e reconhecendo, conceituando, sentindo, aprendendo. Desde o momento em que nascemos, quando recebemos o primeiro contato, o cheiro materno, o alimento que nos sustenta, ainda antes, as vozes que ouvimos, os sentidos que vão nascendo com nossa formação. Quando crianças cada textura, cheiro, gosto, ruído. Cada sensação e relação com o meio, com objetos, plantas ou animais, a cada momento percebemos o mundo e aprendemos com todos esses estímulos.
Os processos de aprendizagem na infância estão diretamente ligados com as possibilidades de experiências, ricas em estímulos, oportunidades e afeto.