No nosso cotidiano, é muito comum falarmos de igualdade e equidade como se fossem sinônimos, mas na verdade elas possuem um significado totalmente diferente. Esses termos podem ser aplicados em várias áreas, como, diversidade e inclusão, gênero, raça e outras. E para que todos tenham, realmente, as mesmas oportunidades é muito importante entender sobre esse assunto.
A igualdade parte da ideia de que todos são iguais perante a lei e devem ser tratados da mesma forma, independente de suas condições, de sua posição na sociedade, de onde vieram e vários outros fatores. Portanto, a ideia de igualdade se baseia em todos terem acesso às mesmas oportunidades.
Já a equidade, além de promover a igualdade, também promove a justiça. Pois além de ter como princípio a ideia de que todos devem ter as mesmas oportunidades, na equidade também defende-se que essas oportunidades devem se adequar às necessidades de cada um, visto que, diferente da ideia de igualdade, não somos todos iguais.
A maior diferença entre esses termos é que a igualdade visa tratar todos da mesma forma independente do contexto em que aquela pessoa vive, já a equidade, busca dar as mesmas oportunidades adequando as mesmas para a realidade de cada um.
No meio da diversidade e inclusão pode-se exemplificar uma situação onde uma criança ou pessoa com deficiência é matriculada em uma escola. Igualdade seria colocar essa pessoa junto com os outros alunos e disponibilizar os materiais da mesma forma. Equidade seria introduzir essa pessoa na mesma turma, com os mesmos materiais, porém junto com um profissional que pudesse auxiliar essa pessoa de acordo com a necessidade e com materiais adaptados para cada especificidade.
Outro exemplo de equidade, seria a lei de cotas. Sabemos que pessoas brancas, provenientes de classes sociais mais abastadas, dentro do padrão imposto pela sociedade e acesso a instituições de ensino de qualidade tem muito mais oportunidades de emprego e de estudo do que pessoas pretas, com deficiência e com uma condição financeira inferior. Dessa forma, as cotas servem para igualar as oportunidades dessas pessoas.
Um último exemplo, mais visual, é esse da foto, onde estão representadas três pessoas: uma alta, uma de altura mediana e uma baixa. Na representação de igualdade, essas três pessoas estão em cima de uma caixa do mesmo tamanho, de forma que as alturas continuam desiguais. Já na representação de equidade, a pessoa mais alta está no chão, a pessoa de altura mediana está em cima de uma caixa e a pessoa mais baixa está em cima de duas caixas, dessa forma as três pessoas ficam da mesma altura.
A equidade não é oposto de igualdade, porém ela faz com que as oportunidades sejam as mesmas para todos, de forma justa. Ela pode ser inserida em todas as áreas da nossa vida. Agora que você já sabe o que significa cada uma delas, que tal começar a praticar no seu cotidiano e levar essa informação para mais pessoas? Um mundo mais justo só depende de nós!
.
Descrição da imagem: Ilustração com fundo rosa claro. Na parte superior da ilustração está escrito na cor azul: “Igualdade X Equidade”. Na parte inferior há duas representações, lado a lado, de igualdade e equidade, respectivamente. As representações mostram três pessoas: uma baixa, uma de altura mediana e uma alta, todas estão em pé. Na representação de igualdade, essas três pessoas estão em cima de uma caixa do mesmo tamanho, de forma que as alturas continuam desiguais. Já na representação de equidade, a pessoa mais alta está no chão, a pessoa de altura mediana está em cima de uma caixa e a pessoa mais baixa está em cima de duas caixas, dessa forma as três pessoas ficam da mesma altura. Fim da descrição.
.
#vivairis #sejaadiferença #capacitismo #feitocomamor