Esta data é de grande importância pois o Teste do Pezinho é o primeiro passo na vida de qualquer criança! Ele deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. É um exame capaz de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiências ou causar prejuízos à qualidade de vida.
O Teste do Pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) no Sistema Único de Saúde (SUS), é gratuito e obrigatório em todo o Brasil.
Em 2021 foi aprovada a lei nº14.154 que amplia o teste de 6 para cerca de 50 doenças rastreadas logo ao nascer. Tal ampliação ocorreu pois o diagnóstico precoce de algumas doenças pode salvar vidas. É importante ressaltar que para rastrear uma nova doença no Programa Nacional de Triagem Neonatal são necessários alguns critérios propostos pela OMS em 1968, sendo alguns deles, que a doença seja um problema de saúde pública, que tenha história natural conhecida, sua detecção precoce tenha grande benefício e a doença deve ser tratável.
É dever de cada estado cumprir a Lei nº 14.154 e promover a prevenção de tantas doenças graves, como por exemplo, a fenilcetonuria, a toxoplasmose congenita, doenças lisossomicas, imunodeficiências primárias e a atrofia muscular espinhal, entre outras. No entanto, é urgente sermos uma corrente de conscientização e busca pela garantia do direito ao Teste do Pezinho em todas as etapas, pois ainda hoje, 2 anos após a aprovação de sua ampliação, algumas doenças graves como no caso da AME, não são triadas durante a aplicação do teste. No caso da AME, o teste tem sua importância para a intervenção precoce sendo que estudos sobre a doença apontam que, na forma mais grave da doença, ao completar seis meses de vida, o bebê já perdeu cerca de 90% de seus neurônios motores, que não serão recuperados mesmo após o início de qualquer tratamento. Por isso, o ideal é que a criança inicie o tratamento na fase pré-sintomática, ou seja, antes de manifestar os sintomas da doença.
Se iniciado o tratamento na fase pré-sintomática, esta criança já terá grandes chances de ter um melhor prognóstico e uma vida produtiva, sem ter ao longo de sua vida intercorrências ou limitações que poderiam representar outros custos ao sistema público de saúde.
Nesse sentido, contamos com a sua colaboração como um parceiro para conscientização a respeito da importância desse exame. Em conjunto, podemos nos tornar agentes mobilizadores buscando a garantia ao direito de aplicação do Teste do Pezinho em todas as suas etapas, para qualquer criança em todo nosso país. Você pode publicar nas redes sociais, fazer um movimento entre parentes e conhecidos ou reunir amigos para serem voluntários do Viva Iris durante nossas ações de conscientização!
Agradecemos desde já a sua participação na construção de pontes para um futuro mais cuidadoso!
Seja a diferença que você quer ver no mundo!
Site: www.vivairis.com Email: instituto@vivairis.com
Instagram: @grupovivairis I @aventurasdetiti_ I @corridadaame