Conceito Neuroevolutivo Conceito Bobath é baseado no reconhecimento da interferência na maturação normal do cérebro pela lesão e na presença de padrões anormais da postura e do movimento baseando-se no desenvolvimento normal da criança.
A abordagem bobath tem por objetivo modificar os padrões de tônus postural anormal e facilitar padrões motores mais normais como uma preparação para uma maior variedade de habilidades funcionais. Esses padrões e atividades mais seletivos são transformados nas habilidades posturais e voluntarias consideradas possíveis de serem realizadas pela criança.
O tratamento é realizado através da inibição do tônus postural anormal combinado com estimulação e facilitação de atividades posturais e voluntarias mais normais. Isso é feito usando técnicas especiais de manuseio através de pontos chaves, ajudando na condução das respostas, de tal forma que estimule e desenvolva padrões mais normais de ajuste ao movimento. Essas técnicas tem de ser ajustadas as necessidades individuais de cada criança exigindo frequentes reavaliações.
Para tal tratamento utilizamos de diferentes recursos, desde o corpo do próprio terapeuta, até mesmo, bancos, rolos, bolas e feijões. Para a eficácia do tratamento neuroevolutivo é fundamental transportar para o dia a dia a oportunidade para que criança possa usar as novas habilidades, para isso o apoio da família é fundamental.