O Treinamento Locomotor integra as terapias Baseadas em Atividade (Activity based therapy). Este conceito visa potencializar atividades que geram neuroplasticidade utilizando pilares baseados em evidências científicas.
O tratamento tem exercícios propostos com treino locomotor com suspensão de peso na esteira, treino de marcha no solo, treino de marcha na comunidade, exercícios de equilíbrio, exercícios com plataforma vibratória, treino com triciclo, exercícios de fortalecimento muscular, entre outros.
Benefícios e resultados:
- Crianças com encefalopatia crônica não progressiva ou condições motoras não típicas gastam significativamente menos tempo caminhando ou participando de atividades físicas que uma criança sem deficiência. Muitas vezes isso acontece devido ao seu padrão de marcha que exige um maior gasto energético devido à criança não conseguir caminhar longas distâncias ou permanecer por muito tempo na posição ortostática. Muitas vezes seu padrão de marcha é em “tesoura”, não realizam apoio de calcanhar, apoio inicial de pé ou apresentam uma marcha saltitante. A terapia locomotora traz exercícios que ajudam na marcha e o treino intensivo que diminui os padrões de marcha neurológico, levando a um padrão mais fisiológico possível, melhora o seu ritmo ao caminhar e levando a uma marcha mais independente, evoluindo para outros dispositivos de marcha e até mesmo uma possível marcha independente quando existe prognóstico.
- O treino de marcha melhora também a auto-estima, o condicionamento físico, a propriocepção, a parte óssea, articular, muscular e circulatória, evita deformidades e doenças respiratórias e cardiológicas.